DAG

Biblioteca

OBSERVATÓRIO

11-03-2016

OBSERVATÓRIO

A Biblioteca e a Comunidade Envolvente

(2006-2016)

 

O edifício da Biblioteca da FCT- Nova está posicionado no Campus de Caparica, a curta distância do mar, onde se desenvolveu uma pequena cidade dentro da grande zona da Cidade de Almada. O Campus representa uma mais valia que se afirmou no mundo do ensino e investigação, aliada à transferência de tecnologia, de know-how e promoção de empreendorismo. É cada vez mais um centro de convergência das comunidades vizinhas, que usam a Biblioteca não só pela oferta de leitura, mas também pela forte componente cultural oferecida. O Campus tornou-se um espaço aberto, de passagem e de permanências, cada vez mais integrado e integrante das comunidades envolventes. A Biblioteca sente, cada vez mais, que é essa uma das suas missões.

 

De modo natural, a Biblioteca da FCT-UNL promove o conhecimento e revaloriza ambientes internos e envolventes exteriores, onde a arte pública tem uma importante palavra a dizer, permitindo a promoção de previligiadas relações entre utente(s), espaço(s), arte(s), cultura(s) e vida(s). Além disso, espaçosa zona envolvente da Biblioteca apresenta-se como uma interface aos que nela passam e circulam, como verdadeira zona de fruição, interacção e reflexão.

 

Projetos de âmbito abrangente exigem sinergias e complementaridades. O cruzamento de arte e cultura(s) com muitas outras disciplinas indica direções para acompanhar o(s) interesse(s) das comunidades, cidades e regiões. As instituições e o público em geral muito benificiam destas atividades integradas.  

 

José Moura
Ana Roxo
Março 2016