Fonte: https://en.unesco.org/science-sustainable-future/open-science/recommendation
Ciência Aberta significa maior abertura e transparência na investigação científica, com o objetivo de disponibilizar abertamente o conhecimento científico para torná-lo acessível e reutilizável para todos.
Os princípios da Ciência Aberta têm o objetivo de permitir a partilha do conhecimento entre a comunidade científica, a sociedade e as empresas, para que se possa ampliar o reconhecimento e o impacto social e económico da ciência.
Mais do que somente o acesso aberto aos dados e publicações científicas, a Ciência Aberta pretende a abertura do processo científico enquanto um todo, de forma a reforçar o conceito de responsabilidade social científica. Os seus benefícios recaem tanto sobre a comunidade científica quanto sobre a sociedade, uma vez que têm o poder de aumentar as colaborações científicas e a partilha de informações, dados e resultados, e abrir os processos de criação, avaliação e comunicação do conhecimento científico a atores da sociedade, além da comunidade científica tradicional.
A Ciência Aberta abrange todas as disciplinas científicas (ciências básicas e aplicadas, ciências naturais, sociais e humanas) e tem impacto em todas as fases da investigação científica.
Fonte: https://www.ciencia-aberta.pt/_files/ugd/a8bd7c_db81e0b7fedd4e6a8f62355c1b922a5d.pdf
Aceda aqui à Recomendação da Unesco sobre Ciência Aberta
Outros tópicos: