DAG

Biblioteca

Dados de Investigação

 

Fonte: https://libguides.lib.uct.ac.za/RDM

 

Com a expansão do Acesso Aberto às Publicações Científicas deu-se conta de que os dados de investigação também careciam de estar acessíveis de forma a validar as mesmas e,  pouco a pouco, é  cada vez mais comum que a disponibilização dos dados, ou pelo menos  de seus  metadados, seja um requisito obrigatório das instituições de investigação e/ou agências financiadoras.

Os dados de investigação são os produtos obtidos através de um processo sistemático de investigação que tenha compreendido etapas como recolha, observação, experimentação, testes ou procedimentos afins e sustentam os resultados.

O arquivo dos dados, ou datasets, num repositório é o passo final do processo de Gestão de Dados de Investigação.

PRINCÍPIOS FAIR

Para que os dados sejam mais facilmente partilhados, a  comunidade científica desenvolveu um conjunto de princípios que maximizam a localização (findability), a  acessibilidade (accessibility),  a  interoperabilidade (interoperability) e a reutilização (reusability) dos dados, os Princípios FAIR, formalizados por meio de uma publicação no periódico Scientific Data em 2016.

Saiba mais aqui algumas pequenas ações que ao longo do processo de investigação podem contribuir para  tornar os dados FAIR.

Leia mais em:

Formatos de ficheiros recomendados para a preservação a longo prazo de acordo com os tipos de dados

 

Fonte: Adaptado do MOOC “O essencial da gestão de dados de investigação”

Outros tópicos: