23-04-2024
Em projetos de investigação que aderem aos princípios da Ciência Cidadã, os cidadãos contribuem ativamente com o seu esforço intelectual, com o seu conhecimento, ou com as suas ferramentas e recursos. Tanto a Ciência Aberta como a Ciência Cidadã são movimentos emergentes que apelam à maior abertura e participação na investigação científica. No entanto, enquanto o primeiro está mais ligado à abertura das práticas, processos e resultados científicos, a Ciência Cidadã pressupõe o envolvimento direto dos cidadãos nos processos de investigação a trabalhar em conjunto com os cientistas.
Nos projetos de Ciência Cidadã, qualquer cidadão, frequentemente chamados de “cidadãos cientistas” pode envolver-se de forma voluntária num projeto de investigação, desde a identificação de temas ou problemas, recolha e análise dos dados até à disseminação dos resultados.
Em Portugal, a Rede Portuguesa de Ciência Cidadã reúne as comunidades envolvidas em iniciativas e projetos de ciência cidadã em Portugal para promover o envolvimento dos diferentes agentes sociais (comunidade académica e científica, setor empresarial, terceiro setor, sociedade civil) na construção colaborativa do conhecimento.
A inclusão de práticas de Ciência Cidadã é reconhecida e valorizada no âmbito das Práticas de Ciência Aberta do Programa de Financiamento Horizonte Europa.