Entrou em vigor hoje, 07/02/2025, a nova
Política sobre Acesso Aberto da FCT, que promove a visibilidade dos resultados da investigação científica e reforça a transparência e a disseminação do conhecimento científico.
O lançamento é acompanhado pela criação de um site de apoio, que visa ajudar os investigadores no cumprimento da Política e que os guia ao longo de todo o processo, ajudando-os a seguirem os passos necessários até à publicação em Acesso Aberto.
Os principais destaques da nova política são:
- Por estar alinhada ao Plano S, a nova política exige que todas as publicações financiadas pela FCT sejam acessíveis sem restrições desde a publicação.
- Enquanto a política de 2014 permitia períodos de embargos para os artigos, a nova política exige acesso aberto imediato, sem embargos.
- Agora, os autores devem reter direitos sobre seus artigos, aplicando automaticamente uma licença CC-BY a versões aceites dos manuscritos.
- A nova política permite financiamento de taxas de processamento de artigos (APCs) e taxas de processamento de livros (BPCs), desde que as publicações cumpram os critérios da FCT.
- Além disso, a nova política reforça a necessidade de disponibilizar livros e capítulos de livros em acesso aberto.
Para mais informações, consulte a notícia detalhada no site da FCT.